Vale a pena terceirizar serviços?

Você está pensando na ideia de terceirizar uma ou mais tarefas dentro de setores como o administrativo ou de fabricação de Imã de Ferrite? Desde o desenvolvimento de produtos até as vendas e o marketing, há uma variedade de benefícios quando se adota este conceito.

Nos próximos anos, é esperado um crescimento da terceirização e, talvez, nunca haja um momento melhor para estudar a fundo sobre esse tópico. Ficou curioso e quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Vantagens da terceirização

Conhecer os benefícios da terceirização o ajudará a decidir se isso é algo que pode funcionar para o seu negócio. Aqui estão três razões para tentar alocar os procedimentos, que tendem a se equiparar com um Tubo Flexível, tamanha a desenvoltura em quem acopla, com eficiência, em seu dia a dia.

Você não precisa contratar funcionários

Quando se terceiriza, evita-se a contratação de um funcionário para a empresa. Isso quer dizer que economiza dinheiro em tudo, desde benefícios (vale transporte, vale alimentação, convênio médico e etc) até treinamento.

Acesso a talentos 

Desta forma, a contratação de funcionários será pontual, ou seja, invista em um pequeno grupo de talentos. Isso, muitas vezes, significa que você tem que se comprometer. 

Muitas empresas descobriram que a terceirização lhes dá acesso a pessoas com alto grau de capacidade e que estão em outras partes do mundo. Se precisar de ajuda especializada, geralmente faz sentido expandir sua pesquisa.

Menor custo de mão de obra

Cada empresa tem sua própria razão para investir em terceirização. Muitas delas estão perseguindo custos trabalhistas mais baixos. 

Mas ninguém quer trocar qualidade por preço, não é mesmo? Portanto, o conceito geralmente permite que você obtenha o melhor dos dois mundos, quase como se usasse uma Bacias de contenção (de gastos e de colaboradores). 

Ao pesquisar um banco de talentos global, é mais fácil encontrar alguém pelo preço certo.

Desvantagens da terceirização

Apesar dos muitos benefícios, você não deseja cair em armadilhas. Por isso, especificaremos também as desvantagens do meio.

Falta de controle

Embora possa fornecer orientação em relação ao que precisa realizar, você abre mão de algum controle. 

Há muitas razões para isso, incluindo o fato de que, muitas vezes, o contratado é uma espécie de temporário, ao invés de um empregado. E como a pessoa não está trabalhando no local, pode ser difícil manter o nível desejado.

Problemas de comunicação

Isso nem sempre entra em jogo, mas é uma das maiores desvantagens em potencial. Aqui estão várias perguntas a serem feitas, principalmente se o terceirizado for prestar serviços remotos:

  • Onde a pessoa mora e como isso combina com seu horário comercial?
  • Qual é o seu método de comunicação preferido? Telefone, e-mail, mensagens instantâneas?
  • A pessoa tem acesso a uma boa conexão de internet?

De acordo com pesquisas, a comunicação é essencial para o sucesso no mundo dos negócios. Se isso já era um problema antes da terceirização, irá piorar depois do contrato assinado. Isso deve vir da cultura da marca.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.