Quinoa para que serve? Confira detalhes aqui

Riquíssima em proteínas, a quinoa tem múltiplas serventias. Se você quer saber um pouco mais sobre, leia este artigo até o final e conheça tudo sobre a quinoa e para que serve.

A quinoa é um dos alimentos mais saudáveis do mundo, e das mais antigas também, pois possui registros arqueológicos que datam de cerca de 7.000 anos.

Ela ajuda no fortalecimento dos músculos, auxiliando bastante quem faz atividades físicas, e tem nutrientes equivalentes aos que estão presentes nos cereais, como trigo e arroz.

Porém, a quinoa tem uma forma de plantio e crescimento diferente, fazendo com que ela não seja considerada um ceral. É utilizada no enriquecimento da dieta, pois é rica em cálcio, ferro e fibras, sendo amplamente consumida na região dos Andes.

Qualidades importantes.

  • Pode prevenir doenças cardiovasculares;
  • Consegue auxiliar no fortalecimento dos ossos;
  • Reduz o colesterol ruim;
  • Auxilia no processo de síntese hormonal e manutenção muscular;
  • Contribui par ao sistema imunológico;
  • Aliada no processo de emagrecimento;
  • Pode ser consumida por pacientes celíacos.

Rica em ômegas 3 e 6

Esses componentes são os responsáveis por fazer da quinoa uma aliada na prevenção das doenças cardiovasculares, redução do colesterol ruim, fortalecimento dos ossos, prevenindo doenças como hipertensão e osteoporose.

Grande quantidade de fibras

Por isso ela consegue favorecer no emagrecimento. As fibras presentes dão a sensação de saciedade ao organismo, fazendo com que você consuma uma quantidade menor de comida nas refeições.

Você pode consumi-la sem se preocupar com restrições, pois ela é uma forte aliada para quem deseja alimentar-se de maneira mais saudável.

A quinoa ainda tem em sua composição ferro, fósforo, cálcio, antioxidantes e vitaminas. Os aminoácidos presentes também contribuem para o funcionamento do organismo de forma correta.

Quinoa para que serve

Aliada para a saúde muscular

O magnésio e o cálcio presentes nela são essenciais para a manutenção da saúde óssea, ajudando na absorção do cálcio e por consequência manter os ossos fortalecidos.

Seu teor de proteínas e aminoácidos, auxilia na formação e manutenção dos músculos, podendo até ser capaz de reparar as pequenas lesões que ocorrem nas fibras musculares.

Consumo liberado para celíacos.

Pessoas intolerante ao glúten, podem consumir sem medo a quinoa, pois não haverá efeitos adversos ou prejuízos à saúde. Ela será facilmente uma substituta da farinha de trigo nas receitas.

Aos vegetarianos, ela também é uma aliada como fornecedora de ferro e proteínas, já que estão presentes em quantidades elevadas.

É fácil verificar que a quinoa é altamente benéfica para nosso organismo.

Ajuda a elevar a imunidade

Rica em vitaminas C e E, a quinoa tem elevado teor anatioxidante, com isso garante a manutenção do sistema imune, fazendo com que ele fique mais forte ao combater doenças oportunistas.

O ferro consegue diminuir os riscos de anemia. Também é benéfica para paciente diabéticos, pois tem baixo índice glicêmico, liberando energia para o organismo aos poucos, evitando os picos de açúcar no sangue.

A quinoa é bastante versátil e deve ser incorporada na sua alimentação de forma natural. Os benefícios serão muito além do que se imagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.