Funil de vendas: saiba como utilizar

Cada uma das etapas do funil de vendas tem um impacto no comportamento do consumidor. Por isso, você precisa sair de trás de sua mesa rustica de madeira e conhecê-los a fundo.

Ao fazê-lo, use essas táticas para melhorar a conversão para a próxima etapa. Isso pode ter um impacto impensável no seu negócio. Definir e gerenciar seu funil de vendas é um dos conceitos mais poderosos da atualidade. Então, se quer entender melhor sobre o tema, continue com a gente!

O que é um Funil de Vendas?

O funil de vendas é cada passo que alguém precisa dar para se tornar seu cliente. As pessoas no topo do funil passam pela sua loja. Uma certa porcentagem delas decide entrar, esse é considerado o próximo passo.

Um cliente olha uma vitrine com armário de aço 2 portas em liquidação. Ele verifica o modelo em questão e agora segue para a próxima fase. Seleciona as cores que julga interessante e caminha até o caixa. Ele já está na última etapa. Se tudo der certo, finaliza a compra e chegará ao fundo do funil.

Um exemplo de funil de vendas eficaz

Imagine, então, que possui uma empresa de servomotor que vende opções do produto para telhado. Você sabe que seu público alvo frequenta muito o Facebook e que seus clientes principais são homens e mulheres entre 25 e 45 anos.

Cria um anúncio na rede social em questão e ela direciona o tráfego para uma página. Ali, você pede ao seu cliente em potencial que se inscreva na sua lista de e-mail em troca de uma isca digital (ebook, aula grátis e etc). 

Bem simples, certo? Agora terá leads ao invés de prospecções. Eles estão se movendo pelo funil.

Nas próximas semanas, você enviará conteúdo para educar seus assinantes sobre materiais que não podem ser usados enquanto a tinta seca, compartilhar inspiração de design e ajudar os consumidores a descobrir como esse tipo de produto não prejudica o meio ambiente.

No final deste e-mail, você oferece um cupom de 10% de desconto em todo o primeiro pedido de cada cliente. Dificilmente ele não será fisgado! E perceberá que, gradativamente, os lucros e a procura se expandiram.

Em seguida, adicione esses mesmos clientes a uma nova lista de e-mail. Além disso, inicie o processo novamente, mas com conteúdo diferente. Dê a eles ideias para paredes de escritórios, aconselhe-os sobre como cuidar de suas telhas e sugira as melhores marcas. Isso quer dizer (mesmo inconscientemente) que está pedindo para eles voltarem para mais.

Alguns atributos com esta máxima:

  • Conscientização: você criou um anúncio no Facebook para direcionar pessoas para o seu site.
  • Interesse: Você oferece algo de valor em troca da captura de leads (tenha uma landing page).
  • Decisão: seu conteúdo informa o público e os prepara para uma compra.
  • Ação: revela um cupom que seus leads não resistem e fazem marketing para eles. Tudo para que a retenção se fortaleça.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais. 

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