Dieta para engordar – Como aumentar o peso sem prejudicar a saúde

Nem sempre a magreza é sinônimo de saúde e apesar de causar uma certa inveja em muitas pessoas, estar abaixo do peso pode gerar incomodo em relação a aparência e em alguns casos pode estar ligada a algum problema e a dieta para engordar pode ser bem-vinda.

E importante que as pessoas que estão abaixo do peso ideal realizem exames para ter certeza de que está tudo certo com o organismo, pois muitas vezes elas podem não estar recebendo todos os nutrientes e vitaminas essenciais para suprir as necessidades do corpo.

Existe algumas condições que causam a magreza excessiva e a facilidade para perder peso, como é o caso dos distúrbios alimentares (anorexia) ou doenças como a diabetes e hipertireoidismo, por isso é importante averiguar a causa, mas se a saúde está em dia a dificuldade de ganhar peso se dá por questões genéticas ou maus hábitos alimentares.

Na dieta para engordar é preciso ingerir mais calorias do que se gasta, mas isso não significa que deve-se ingerir as chamadas ‘’calorias vazias’’ presentes no doce, refrigerantes e frituras etc., pois ela não além de nutrirem o corpo ainda aumentam as chances do desenvolver problemas coma a diabetes, triglicérides e colesterol altos.

Ganhar peso de forma saudável é possível desde que sejam seguidos alguns fundamentos e estratégias a fim de não comprometer o organismo. Veja o que é preciso fazer na dieta para engordar:

dieta para engordar

Coma de 3 em 3 horas:

Fracionar as refeições é importante para aumentar o consumo calórico durante todo o dia e assim favorecer o ganho de peso, por isso é necessários fazer 3 refeições principais (café da manhã/almoço/jantar) e 2 lanches intermediários entre elas, sempre escolhendo alimentos saudáveis ricos em fibras, proteínas magras, pães integrais ou frutas;

Aumente o consumo de proteínas:

Incluir mais proteínas na dieta auxilia um ganho de peso sustentável e saudável, uma vez que elas são necessárias para o corpo pois são uma fonte energética e contribuem para crescimento muscular e manutenção do organismo, inclua leite, queijo, carnes magras, leguminosas, castanhas e nozes;

dieta para engordar

Inclua gorduras boas na dieta:

Elas são indispensáveis para a manutenção faz funções fisiológicas e para o metabolismo elas ajudam no ganho de massa sem aumentar o ganho de gordura e ainda melhorar a absorção de vitaminas, elas estão presentes no azeite, abate, peixes, sementes e oleaginosas;

Além disso é importante consumir ao menos 3 porções de frutas ao dia para ajudar no bom funcionamento do metabolismo, beber ao menos 2.5 litros de água para manter o corpo hidratado e dar o aporte ao ganho de massa e realizar atividade física de 3 a 5 vezes na semana para garantir as calorias extras se tornem músculos e não gordura.

O tempo aproximado da dieta para engordar é de 6 meses, porém em 3 meses já possível notar mudanças, mas isso pode variar de pessoa para pessoa por isso é importante consultar um nutricionista para que ele passe um programa alimentar individualizado.

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