Dieta Detox – Como funciona, Fases e Mais

A Dieta Detox está na moda e traz diversos benefícios para a saúde, pois além de ajudar o organismo se a se livrar das mais diversas toxinas ela ainda elimina o excesso de líquidos acabando com inchaço e auxiliando no emagrecimento.

Esse tipo de dieta conta com grandes fontes nutricionais para o corpo por meio de refeições sem sacrifícios e aposta no conceito de uma alimentação natural a base de vegetais, frutas e leguminosas ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que trazem bem-estar, fortalecem a imunidade, melhoram a qualidade do sono além de prevenir uma séries de doenças.

Ela favorece principalmente as pessoa que tem sintomas como fadiga, cansaço excessivo, insônia, prisão de ventre, problemas digestivos, excesso de gases, retenção de líquidos, dor de cabeça, falta de concentração e dificuldade para perder peso.

A Dieta Detox é dívida em 3 fases distintas de forma que são retirados da dieta alimentos que contenham em sua composição glúten, lactose, alimentos com agrotóxicos e produtos industrializados como fast food, sorvetes, refrigerantes que possuem grande quantidade de açúcar, gorduras além de aditivos químicos.

É importante destacar que o tempo de duração desse programa alimentar deve ser de no máximo 30 dias e além da comum perda de gordura, ao decorrer dessa dieta também acontece a eliminação de grande quantidade de líquidos por isso é importante redobrar o ingestão de água a fim de evitar que o corpo fique desidratado.

Dieta Detox

Entenda como cada fase funciona:

Fase 1 –  Fase de Suporte: Nesse etapa da Dieta Detox que tem duração de 7 e 14 dias ela tem como finalidade ajudar o organismo a eliminar as toxinas e fortalecer o sistema imunológico, excluindo da dieta todos os composto tóxicos para a saúde como os alimentos industrializados e com aditivos químicos, priorizando o consumo de proteínas magras, castanhas, vegetais, frutas a alimentos funcionais como linhas e cúrcuma.

Fase 2 – Fase de Proteção: Essa fase também pode durar de 7 a 14 dias é nela que o organismo elimina ainda mais resíduos tóxicos através da urina e das fezes e para potencializar esse processo é importante consumir alimentos que estimulam o funcionamento e protegem o fígado como alho, cebola, chá preto e chá verde, além de continuar evitando processados e inflamatórios, assim como na primeira fase.

Fase 3 – Fase de Manutenção: Nessa última fase os alimentos que foram excluídos durante a Dieta Detox como os pães de massas que contêm glúten e o leite e seus derivados que contêm lactose devem voltar a fazer parte do consumo, mas de forma gradativa para dar início a alimentação equilibrada e para que o organismo possa se acostumar com eles.

Dieta Detox

Saiba que a Dieta Detox é contraindicada para grávidas, lactantes, crianças e adolescentes e além disso pessoas com diabetes, hepatite, doenças cardiovasculares ou câncer no fígado devem consultar seu médico e a orientação de um nutricionista antes de inicia-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *