Dieta com baixa ingestão de carboidratos – Funciona mesmo?

É comum que muitas pessoas busquem dietas para emagrecer, mas algo que muitas pessoas não se dão conta é que os carboidratos podem engordar ao longo do tempo, por isso existe a dieta com baixa ingestão de carboidratos.

Através deste tipo de dieta, o emagrecimento pode vir com mais segurança uma vez que esta busca pelo baixo consumo de carboidratos. Se você está em busca de algum tipo de dieta, separei algumas que possuem uma baixa ingestão de carboidratos.

Através deste artigo, você pode conhecer novas dietas e quem sabe até ter algumas dicas para a sua dieta de costume. Lembrando que uma dieta surte efeito somente quando feita corretamente e precisa consultar um nutricionista antes de fazê-las.

Para que possamos ter resultados satisfatórios, precisamos ter muita responsabilidade quando se trata de fazer uma dieta e isto se deve ao fato de que uma dieta mal feita, pode resultar em alguns problemas de saúde.

Para uma dieta com baixa ingestão de carboidratos ainda precisamos consumir uma certa quantidade de carboidratos para que não tenhamos qualquer tipo de problema, porque o nosso corpo necessita de energia gerada por eles.

 

O que são os carboidratos?

Estes são fontes de nutrientes que possuem uma função muito importante para o nosso corpo, nos proporcionando energia para as atividades que precisamos executar em nosso cotidiano.

Após a liberação da glicose no sangue, o corpo consegue absorver a energia que provém dos carboidratos. É assim que funciona o carboidrato, ele atua em nosso organismo nos dando energia para que consigamos executar as tarefas do dia.

É muito comum encontrarmos os carboidratos em alimentos como cereais, linhaça, pão, mel, batata e até mesmo no arroz. Desta forma podemos ver que este nutriente está em quase todos os alimentos que consumimos no cotidiano.

Uma dieta com baixa ingestão de carboidratos consiste exatamente em reduzir o consumo de tais alimentos para que consigamos ter melhores resultados quando se trata de emagrecer.

dieta com baixa ingestão de carboidratos

Como é uma dieta com menos carboidratos?

É importante deixar bem claro que para esta dieta, não podemos excluir os carboidratos de nossa alimentação, apenas iremos reduzir os mesmos para que não tenhamos nenhum tipo de problema em nossa saúde.

A dieta com baixa ingestão de carboidratos consiste em consumir os carboidratos limitadamente e substituirmos eles por alimentos que possuam uma maior quantidade de proteínas e gorduras, desta forma conseguimos o emagrecimento.

Este é um tipo de dieta voltado para as pessoas que sofrem com a obesidade e não conseguem ter uma boa qualidade de vida por conta deste problema, mas vale ressaltar que uma dieta sozinha não vai te proporcionar o emagrecimento.

É crucial que estejamos sempre praticando alguns exercícios e nos alimentando de maneira correta sempre para que possamos ter os melhores resultados possíveis. Faça exercícios de maneira frequente em seu cotidiano.

A Dieta Low Carb:

Esta talvez seja a mais popular dentre todas as dietas que temos disponíveis atualmente quando se trata de emagrecer e ingerir poucos carboidratos. Normalmente de 50 a 55% de nossa alimentação é composta por carboidratos.

Uma dieta com baixa ingestão de carboidratos pode durar de 3 semanas até 6 meses e para que possamos fazê-la é necessário a consulta com um nutricionista para que obtenhamos todas as informações sobre a alimentação.

Dentro de uma dieta deste tipo, o valor pode variar dentre 45 a 5% de carboidratos ingeridos em nossa alimentação. Por isto essa dieta leva o nome de “baixos carboidratos”. Durante esta dieta podemos consumir alimentos como:

  • Carnes, ovos e peixe;
  • Gordura e óleo;
  • Sementes e nozes;
  • Temperos e ervas;
  • Pouco sal, especiarias e ervas;
  • Carnes bovinas, frango, cordeiro, mariscos, salmão, truta, sardinha, marisco e ovo.

Pode até parecer saudável comer algumas frutas, mas saiba que muitas delas são inimigas naturais deste tipo de dieta. Por isso, não é bom comer qualquer tipo de fruta sem saber o total de carboidratos que cada uma delas contém.

dieta com baixa ingestão de carboidratos

Frutas para comer durante a dieta:

A ideia de comer frutas ao longo da dieta com baixa ingestão de carboidratos pode parecer saudável, mas não funciona como esperamos ao longo do tempo e pode nos trazer uma grande quantidade de carboidratos.

Porém ainda existem algumas frutas que podem ser consumidas quando estamos em uma dieta deste tipo, estas possuem um baixo valor de carboidratos e podem ser de grande ajuda para a nossa vida, de forma totalmente segura e saudável.

  • Abacate:

Esta é uma fruta muito consumida ao redor do nosso país e possui uma grande quantidade de gorduras monoinsaturadas saudáveis, minerais, fibras e vitaminas, mas possui um baixo valor de carboidratos;

  • Amoras:

Estas são muito boas para este tipo de dieta, porque xícara cheia delas contém apenas 6 gramas de carboidratos, se comparado com uma maçã média que possui 25 gramas, as amoras praticamente não possuem carboidratos;

  • Limão:

Esta é uma fruta cítrica muito conhecida e pode ser usada de diversas formas durante esta dieta, podemos usar em suco, chá e tempero. Meia porção de limão possui menos de meia grama de carboidratos, também possui vitamina C e cálcio;

  • Morango:

Um copo de com morangos tem somente 8 gramas de carboidratos. Podemos consumir esta fruta com iogurte grego, acrescentar em uma sala e até mesmo jogar na água para fazer uma sobremesa com poucos carboidratos;

  • Coco:

Bastante conhecida em nosso país, esta é uma ótima fruta para a dieta com baixa ingestão de carboidratos porque uma xícara contendo ela possui apenas 2,5 gramas de carboidratos. Mas isto vale apenas para a fruta sem açúcar.

dieta com baixa ingestão de carboidratos

Conclusão:

Se você está procurando por uma dieta realmente funcional, esta poderá ser de grande ajuda, possibilitando o seu emagrecimento e trazendo consigo diversos benefícios para a nossa saúde, sendo todos eles seguros para a nossa saúde.

Muitas pessoas pensam que uma dieta com baixa ingestão de carboidratos é somente comer alimentos sem carboidratos e ficar com fome o restante do dia, mas fazer dieta não é apenas ficar com fome como muitas pessoas pensam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *