Dieta Carnívora – Q que é e como funciona?

A dieta carnívora consiste um alimentação com baixo ou zero consumo de carboidratos, ela é um versão maximizada da cetogênica e nela só se consome alimentos de origem animal.

Ela é tolamente o oposto da dieta vegana e nesse programa alimentar a base da alimentação com alto teor de proteínas e gorduras saturadas e não existe uma definição de quantidade a ser ingerida.

Em todas as refeições dessa dieta estão presentes apenas alimentos de original animal como as carnes, vísceras, órgãos (fígado/rins), peixes, frutos do mar, frango, gorduras animais (manteiga, banha, sebo), ossos, ovos, queijos e iogurtes, sendo que alguns seguidores extremos excluem totalmente o consumo de laticínios.

 

O adeptos da dieta carnívora acreditam que consumir somente carne pode ajudar a melhorar diversas condições de saúde como obesidade, fadiga e saúde digestiva apesar de ser algo extremo.

Você pode comer todo e qualquer tipo de alimentação de origem animal, na quantidade que desejar, a água é a fonte liquida da dieta, alguns seguidores flexíveis incluem na dieta o café, chá, vinho, destilados e até alguns temperos.

Isso é permitido pois por mais que a carne tenha um gosto bom e traga saciedade ninguém é tentado a comer carne de forma descontrolado ao contrário do que acontece outros tipos de alimentos como as pizzas e doces.

dieta carnivora

Por ser naturalmente rica em gordura e proteínas e pobre em carboidratos, essa combinação presente na dieta carnívora vem sendo considerada como muito eficiente no controle do apetite pois afeta os hormônios responsáveis pela fome (leptina e grelina).

Nesse tipo de programa de programa alimentar a pessoa que se tornar adepta só poderá comer alimentos de origem animal e nada de frutas, vegetais e açucara, porém, em contrapartida poderá comer todos os tipos de carne que quiser podendo ser de origem bovina, suína, ovina, caprina etc.

Por mais que essa dieta possa parecer restritiva e realmente é e ela é muito simples de seguir e conta com alimentos ricos em nutrientes e biodisponíveis, sendo assim ao adota-la o organismo não sofrerá com a deficiência nutricional uma vez que seu objetivo é justamente o contrário que é reparar e nutrir o corpo de forma adequada.

dieta carnivora

A dieta carnívora ao contrário das outras oferece uma elevada quantidade de ferro, zinco e vitaminas fazendo com que seus seguidores recuperem a saúde e sintam melhores e mais dispostas tanto mentalmente quando fisicamente.

Porém essa dieta não é para todos e as pessoas que não gostam de carne principalmente aquelas com gordura e gostarem de comer frutas e vegetais de certo enfrentarão dificuldades.

Ela é indicada para as pessoas que gostam de carne e estão habituadas com esse tipo de alimentação a base de zero carboidrato e usando a gordura como finte de energia.

Além disso se você está pensando em aderir a dieta carnívora, mas possui pressão alta e diabetes tipos 2 e faz uso de medicamentos para essas condições saiba que precisará de acompanhamento médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *