Como gerar mais inovação na sua franquia

Quando um empreendedor decide abrir uma franquia, ele já tem em mente que, ao contrário de uma empresa totalmente nova que trabalha com estruturas metálicas, por exemplo, ele vai ter que seguir uma série de regras, normas e padrões pré estabelecidos pela marca escolhida. 

Afinal, uma franquia nada mais é do que representar o nome daquela empresa em algum outro local, então é claro que, a qualidade e a entrega dos produtos e serviços, deve ser feita de forma padronizada de acordo com as outras franquias existentes daquela loja. 

Isso faz com que tudo acabe se tornando muito igual digamos assim, fazendo com que muitas pessoas fiquem “presas” naquela mesmice, afinal, é possível gerar inovação dentro de uma franquia?

Acredite, a resposta é sim, você pode inovar mesmo fazendo parte de uma franquia, e no texto de hoje vamos te mostrar exatamente como, preparado para descobrir? Então hoje iremos te mostrar como gerar mais inovação na sua franquia, vamos lá!

Entenda o contrato da sua franquia e saiba quais pontos podem ser alterados

Antes de você sair por aí mudando por completo a forma como a sua franquia funciona, é preciso que você faça uma leitura e uma análise do contrato que seu negócio possui, todo franqueado precisa estar atento às burocracias e a cada detalhe presente dentro de um contrato. 

Saiba quais pontos podem ser alterados, e tenha conhecimento de cada detalhe onde você deve manter a identidade da franquia em geral, saber sobre o contrato te dá mais poder e até mesmo liberdade para saber os pontos que pode ou não alterar. 

Como gerar mais inovação na sua franquia

Observe outras unidades da rede e faça uma análise geral

Depois de analisar seu contrato é hora de dar aquela espiadinha nos seus parceiros de franquias, vendo quais atitudes eles estão tomando e fazendo uma análise geral sobre suas atitudes, veja o que os outros negócios da marca que cuida da locação de grupo gerador estão fazendo. 

Observar as outras unidades faz com que você saiba as diferenças e veja as inovações que estão sendo ou não utilizadas dentro dela, gerando ainda mais noção do que você pode fazer, e do que pode melhorar dentro da franquia. 

Faça uma proposta para a central

Agora que você já tem uma noção muito melhor e mais assertiva sobre a sua franquia e o que ela pode mudar você já consegue ter uma certa liberdade de elaborar uma proposta para a central, ou seja para o dono de todas as franquias. 

Aponte alguns pontos em que você acha interessante inovar, e mostre um pouco daquilo que você deseja fazer, muitas opiniões podem ajudar até mesmo a rede como um todo, melhorando a marca e sanando alguns pontos que não foram observados antes. 

Busque por inovações que realmente irão agregar dentro da sua franquia

Se você tiver um aval sobre determinadas mudanças, procure por inovações que realmente vão agregar dentro da sua franquia de locação de geradores, e que causará um impacto positivo dentro dela como um todo. 

Coloque novas tendências de mercado e saiba o que empresas similares estão trazendo como estratégias, busque inovações tecnológicas e que possam facilitar a vida do consumidor e que sejam compatíveis com a sua marca, como por exemplo, adicionar cardápios por QR code ou totens interativos em uma franquia de restaurantes. 

Como gerar mais inovação na sua franquia

Mantenha a identidade mas busque se adaptar a tendências

Como você sabe uma franquia precisa manter sua identidade, então durante todo o processo de inovação procure mantê-la intacta, por mais que você queira dar uma repaginada geral na marca, é sempre preciso seguir as normas, regras e padrões pré existentes. 

Além disso, busque se adaptar às tendências, como já falamos acima, ter uma abordagem de acordo com as necessidades do mercado onde sua franquia está inserida é uma das melhores saídas para fazer sucesso. 

Agora que você já sabe como pode gerar mais inovação na sua franquia, que tal começar a colocar isso em prática? Conte para gente nos comentários o que achou do texto e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido, até a próxima!

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.