Azulejos divertidos para banheiro

A paleta de cores e as texturas aplicadas na decoração são um caminho para harmonizar o uso de azulejos no ambiente

O banheiro é um dos cômodos mais utilizados da casa, entretanto, o ambiente nem sempre é priorizado quando o tema é decoração e estilo. Espaço pequeno, localização na casa e a tradição de não decorar esses ambientes contribui para que o banheiro receba menos atenção. 

Nos últimos anos, esse cenário caminha para uma transformação. Agora, os banheiros são vistos também como um espaço para praticar autocuidado, se arrumar antes de uma ocasião importante ou relaxar durante um banho longo. 

Com esse destaque, os cômodos ganham novos itens que vão além dos jogos de toalhas e peças sanitárias. Mas afinal, como é possível harmonizar itens de decoração e revestimentos como os azulejos nesse ambiente?

Por que decorar o banheiro?

Essa é uma das primeiras questões que surgem quando se trata do tema. A decoração e o design de interiores possuem um papel importante para adequar os cômodos de uma casa às pessoas que nela vivem. São os detalhes que transformam uma casa em um lar, e com o banheiro não seria diferente.

O uso de cores, móveis estilizados, iluminação adequada e acessórios como quadros e espelhos contribuem para tornar o espaço mais aconchegante, onde o indivíduo pode realizar suas tarefas do dia a dia com tranquilidade. 

Além dos itens já citados, é importante se atentar ao uso dos revestimentos. Esse tipo de material pode conferir ainda mais estilo ao design, entretanto, é necessário ter alguns cuidados que vão desde a escolha até a colocação nas paredes, como veremos a seguir.

Azulejos divertidos para banheiro

Uso do azulejo no banheiro

O banheiro é tradicionalmente um ambiente úmido, devido ao uso do chuveiro e outros dispositivos que utilizam água. Esse detalhe faz com que seja necessário redobrar os cuidados na hora de escolher os móveis, itens de decoração e revestimentos. 

O mais indicado é buscar por revestimentos que são vastamente aplicados em banheiros, como é o caso do azulejo. A aplicação do revestimento também é uma etapa importante e deve ser feita por um profissional, que além de garantir o resultado esperado, possui capacidade para avaliar as condições do ambiente e a adequação do material. 

Uma opção mais prática para quem deseja o mesmo efeito, são os adesivos que simulam azulejos. Escolhendo um produto de qualidade, é possível simular o uso do revestimento demandando por um esforço menor. A durabilidade e a adequação do material ao ambiente também estão atreladas a aplicação correta do adesivo.

Como harmonizar os azulejos no ambiente

Atualmente, existem milhares de opções de azulejos disponíveis no mercado, dos mais caros aos mais baratos, dos menores aos maiores e dos mais coloridos aos mais neutros. O que manda na hora da escolha é o gosto pessoal e a harmonização com os demais itens do ambiente. 

Não existe uma regra única para combinar os azulejos e a decoração, entretanto, é possível seguir dois caminhos básicos que ajudam a evitar erros, são eles a paleta de cores e a textura. 

Na paleta de cores, o indicado é optar por um tom que seja complementar às cores que já estão presentes no ambiente. Você pode entender mais sobre esse conceito observando o círculo cromático. 

Para acertar na escolha da textura, a dica é trabalhar com um único padrão, diversificando apenas cores e tamanhos dos objetos decorativos. Assim, fica mais fácil harmonizar todo o ambiente.

Azulejos divertidos para banheiro

 

Azulejos divertidos

Os mais ousados podem optar pelo uso de azulejos divertidos na decoração, que contam com estampas e cores menos usuais. Adequar esse item aos demais detalhes do ambiente é simples, basta seguir as dicas acima e se jogar nessa nova tendência. 

Uma dica extra é transportar o tema para outros objetos como quadros e peças decorativas, deixando o ambiente ainda mais divertido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.