Especialista dá dicas para ter disciplina na hora de empreender

Compartilhe esse conteúdo

Se você empreende ou pretende empreender é preciso ter disciplina, mas não precisa tornar isso uma preocupação. É o que sugere o especialista Bruno Picinini, que criou os sites "Empreendedor Digital" e "Férias Sem Fim". “Pode soar engraçado, mas a primeira dica para ter mais disciplina é esquecer a disciplina”, comenta. Nesse sentido, ele diz que, aquele que busca conquistar um objetivo precisa encontrar uma maneira de automatizar suas obrigações, tornando-as um hábito, um ritual. “Se você parar para pensar no que tem de fazer, é provável que você não faça nada”. Esta é a primeira dica.
 
Descansar e cuidar bem da saúde é a segunda dica do empreendedor, por isso, além de dormir mais e melhor, é preciso tirar um dia para não olhar para seu negócio. “Sei que às vezes não é possível essa folga, principalmente se o empreendimento estiver sendo criado nas horas vagas. Contudo, tente se desligar dos seus negócios nos momentos de lazer”, pondera. Outra sugestão é entender e aceitar o próprio limite. Ele diz que é preciso perdoar-se quando a disciplina ou a força de vontade falharem, mas não pode deixar que isso se torne um hábito.
 
Se isso acontecer, deve-se evitar dar desculpas a si próprio quando não cumprir as tarefas. Essa é a próxima dica de Bruno Picinini. “Nós adoramos inventar histórias e desculpas sobre o porquê de as coisas não funcionarem para a gente. Essas histórias realmente são mentiras que tentam justificar uma atitude que foi tomada por falta de disciplina e força de vontade”, afirma.
 
Como dito, força de vontade e disciplina são limitadas, por isso a importância de remover as tentações. Esta é a quinta dica. Conforme o empreendedor digital, quando se tira a tentação da frente, fica muito mais fácil levar as tarefas a cabo, ainda mais se seu ânimo estiver baixo. A sexta dica é não esperar que tudo esteja alinhando para realizar tarefas relativas ao negócio. “'Quero mandar um e-mail, mas não tenho certeza do conteúdo’ Mande. Cumpra o que você combinou consigo mesmo. Faça o que tem de ser feito e não fique enrolando”, incentiva.
 
Para facilitar a execução dos trabalhos, Picinini recomenda que as tarefas sejam divididas, estabelecendo datas limites de entrega para cada uma delas. Se for criar um produto, por exemplo, não coloque uma data de entrega para ele somente. Provavelmente, serão necessárias várias etapas até isso. Dessa forma, estipule um prazo para entrega da introdução, outro para a segunda parte do produto e assim sucessivamente e se obrigue a cumprir. “Você pode até usar penalizações se não conseguir, e recompensas em caso de sucesso”, complementa. Esta é a sétima dica.
 
A oitava e última dica é não postergar as tarefas consideradas mais difíceis e chatas. Picinini sugere que se comece pelas atividades mais complicadas sem medo, pois são elas que mais movimentam seu negócio. “Até porque, se sua força de vontade acabar antes da hora, o dia já terá valido à pena, você já terá feito as tarefas principais que mais geram resultados”, conclui.