“Pokemon Go" durante o trabalho pode gerar demissão por justa causa

Compartilhe esse conteúdo

A febre do jogo Pokemon Go chegou ao Brasil na última quarta, 3. Desde então, o aplicativo que já é fenômeno em todo o mundo, tem invadido praças, ruas e também o ambiente de trabalho.

Os advogados Renato Falchet Guaracho, especialista em Direito Eletrônico e Digital, e Rafael Willian Colônia, especialista em e Direito do Trabalho, ambos do escritório Aith Advocacia, alertam que para quem não resiste à captura desses monstros da realidade virtual durante o horário de trabalho as punições podem ser duras. 

“Muitas empresas estão se queixando de funcionários que estão perdendo produtividade, pois estão usando o aplicativo durante o expediente, seja em escritórios, ambientes fabris ou até mesmo na rua, para aqueles que trabalham em funções externas. Esses trabalhadores podem ser punidos e, inclusive, demitidos por justa causa. Isso porque a própria CLT prevê que a queda do desempenho do empregado poderá gerar esse tipo de demissão”, explica Rafael Colônia. 

Renato Falchet esclarece que a empresa pode e deve restringir o uso de aparelho celular dentro do ambiente de trabalho, seja por normas da própria empresa ou por Acordos Coletivos de Trabalho. “Nos dois casos, se o empregado que ignorar a proibição da empresa poderá tomar advertência e até mesmo ser demitido por justa causa, em virtude de sua insubordinação”, observa.

A Justiça do Trabalho tem entendimento consolidado quanto às consequências da utilização de aparelhos eletrônicos no local de trabalho, seja por insubordinação, seja pela redução de segurança no ambiente de trabalho, o que poderá ser aplicado em casos de uso do aplicativo dessa nova mania, o Pokemon Go.

No Brasil, segundo o especialista em Direito Digital, o Marco Civil da Internet não traz qualquer restrição à aplicativos do tipo, inclusive defende a liberdade na rede e permite que os usuários usufruam do aplicativo da forma que melhor entenderem, desde que não desrespeitem outras Leis.

Além de riscos no trabalho, o jogo tem trazido outros tipos de problemas, como assaltos, colisão de veículos, atropelamentos, dentre outros acidentes por estarem olhando apenas no celular.

Motociclista é arremessado após bater em carro no interior de SP; veja

Compartilhe esse conteúdo

O agricultor Michael Silva de Aquino, de 18 anos, pode dizer que viveu um "milagre". O rapaz arremessado contra um caminhão após bater em um carro na cidade paulista de Bragança Paulista, a 85 quilômetros de São Paulo. Apesar da gravidade do acidente, ocorrido na tarde da última quarta-feira, dia 11, o rapaz sofreu apenas pequenas fraturas na mão e no pé.

O acidente foi registrado por uma câmera de segurança de uma borracharia, no centro de Bragança Paulista. O proprietário do estabelecimento publicou o vídeo nas redes sociais. As imagens mostram o momento em que o motociclista bate em um Fiat Strada cinza, que estava saindo para avenida. O corpo do homem voa, bate em caminhão e é lançado para o outro lado da via. 

"Pensei que não ia andar mais, que tinha quebrado tudo, uma pancada muito forte, sem palavras, parece cena de filme", contou o Michael Silva de Aquino. Ele foi socorrido, medicado e já está em casa. 

E o próprio Michael Silva de Aquino gravou um vídeo falando do "milagre": 

 

 

 

Homem vira 'Wolverine' e é preso ao ameaçar PM em cidade paulista

Compartilhe esse conteúdo

Um homem foi preso na cidade paulista de Peruíbe, a 141 quilômetros de São Paulo, ao ameaçar policiais militares com “garras metálicas” feitas de espeto de churrasco. O "Wolverine” dos trópicos já havia tentado agredir outro homem no bairro de Jardim Brasil, antes de ser preso pelos policiais militares. 

Quando a polícia militar foi ao local da ocorrência de agressão, os agentes de segurança foram surpreendidos por um homem, com garras metálicas presas aos punhos, que tentou agredí-los. As "garras" de Wolverine - o personagem dos quadrinhos da Marvel - foi improvisada utilizando os espetos e uma espécie de soco inglês.

O homem foi encaminhado ao Distrito Policial de Peruíbe. Por lá, foi registrado um boletim de ocorrência e as “garras” apreendidas. 

Gêmeas que namoram mesmo homem revelam plano de casamento a três

Compartilhe esse conteúdo

As gêmeas idênticas Anna e Lucy DeCinque, de 30 anos, moradoras da cidade de Perth, na Austrália, planejam se casar com o mesmo homem, Ben Byrne. O trio iniciou a relação há cinco anos, após troca de mensagens na internet, e pretendem oficializar o matrimônio.

Para dizer o triplo "sim", os três irão viajar nos próximos dias para a cidade americana de Tucson, no Arizona (EUA), porque as leis deste município não estabelecem punições a quem pratica a poligamia. 

Em um vídeo publicado no YouTube, as gêmeas contaram seus planos."Nós estamos com ele [Byrne] ha cinco anos. Ele está 'gemeando' e ganhando. Queremos nos casar com o mesmo homem e o nome dele é Ben Byrne", disseram.

As irmãs Anna e Lucy pretendem exibir toda a aventura do casamento na TV e também engravidar ao mesmo tempo.

Além disso, elas já gastaram mais de R$ 520 mil em cirurgias plásticas para garantir que estejam sempre fisicamente iguais.

 

 

Árbitro entra em campo bêbado, marca pênalti, agride jogador e é preso

Compartilhe esse conteúdo

Uma partida de futebol na Argentina protagonizou uma situação, no mínimo, estranha. O juiz do confronto, válido pelo primeiro jogo da final do torneio sub-20, entrou em campo bêbado, agrediu um jogador quando questionado e, para terminar a confusão, ainda foi preso.

O juiz cometeu uma série de erros, e estava com visível dificuldade de apitar a partida. O momento em que a confusçao eclodiu foi quando ele marcou um pênalti e viu um jogador do time de defesa reclamar, e respondeu agredindo o atleta.

O lance ocasionou a ira dos torcedores presentes ao modesto estádio e, ao final da partida, o árbitro foi detido e levado para a delegacia. O exame feito por ele no local mostrou que ele tinha um nível de 1,5% de álcool no sangue.

Acompanhe o Papai Noel na entrega de presentes por todo o mundo

Compartilhe esse conteúdo

A tradição da entrega de presentes do Papai Noel continua viva com o auxílio das redes sociais da internet. O projeto "Santa Tracker", ou rastreador do papai-noel, é uma iniciativa do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad, na sigla em inglês), que acompanha o percurso do Papai Noel na noite de Natal, quando ele entrega os presentes para as crianças do mundo inteiro.

O site que hospeda o projeto, http://www.noradsanta.org/, fornece as informações atualizadas do percurso do papai-noel, com vídeos, em tempo real, da viagem do "bom velhinho".

A tradição de acompanhar o percurso do papai-noel começou literalmente por "engano" em 1955 no estado do Colorado, Estados Unidos, quando uma loja divulgou um telefone errado para as crianças ligarem para falar com o papai-noel. O telefone publicado no folheto de propaganda, devido a um erro de impressão, foi o de um número de emergência, utilizado apenas em caso de crise mundial, do então Comando de Defesa Aérea Continental (Conad, que mais tarde se tornou Norad). Com as ligações das crianças chegando o tempo inteiro, um dos diretores de plantão decidiu ordenar a seus subordinados que fornecessem às crianças atualizações sobre a posição do Papai Noel.

O Google passou a integrar o projeto como parceiro de tecnologia em 2007, quando incorporou os dados do projeto "Norad Santa Tracker" em mapas especiais em 2D e 3D disponíveis através do Google Earth.

Veja aqui o trajeto do Papai Noel:

http://www.noradsanta.org/