[OPINIÃO] NOVO passa a ter o Jornal do BG

Compartilhe esse conteúdo

Estreamos hoje  nas páginas do NOVO. Uma responsabilidade imensa para quem vem da blogosfera e conseguiu, após quatro anos e meio de muito trabalho, dedicação e responsabilidade,  consolidar o projeto do BlogdoBG. Mas não foi só isso: estreamos em um horário arrojado e inovador na frequência do rádio através do prefixo 94,3 (Rádio Cidade), com o programa Meio-dia Cidade, que está consolidado com apenas seis meses.

Recebemos o convite da nova direção do NOVO, para atuar também no jornalismo impresso. Resolvemos que era hora,sim, de assumir uma coluna em um jornal impresso, jornal esse que começa a mostrar uma cara diferente, com muitas inovações e um time de excelência em suas colunas e reportagens.

Não é a minha primeira experiência com o impresso. Eu tive há 20 anos um jornal alternativo chamado “Natal Express” e uma coluna polêmica chamada RESENHA no extinto jornal “O Podium”, do amigo Toinho Silveira que era encartado no “Diário de Natal”. No Jornal do BG, que a partir de hoje vai rodar todos os sábados nas páginas do NOVO, vou tentar exatamente manter a linha que eu tinha na Resenha, notas curtas, ácidas, exclusivas e bem diferente do que faço no BlogdoBG.

Não será fácil estar todos os sábados aqui, temos a empresa de redes sociais para administrar, a de locação de serviços para eventos, a direção da TV Assembleia, o BlogdoBG, o Programa na Rádio, a Faculdade de Jornalismo e a família. Apesar disso tudo, podem  contar, todos os sábados, com um entusiasta e animado colunista nas páginas desse NOVO. 

ELEIÇÃO OAB - Lamentável que pessoas que jurem defender o Direito, quando se aproxima uma eleição passem a usar de artifícios baixos.

ELEIÇÃO OAB 2 - Por duas vezes nos últimos dias, a campanha da procuradora Magna Letícia usou de inverdades em sua comunicação e de sentença judicial contrária ao advogado Paulo Coutinho para tirar proveito eleitoral.

MOSSORÓ - Com a absolvição da ex-governadora Rosalba Ciarlini no TSE no caso do Poço, a eleição de Mossoró no ano que vem perdeu a graça. Isso se a ex-governadora resolver se candidatar ao cargo de prefeita.

MOSSORÓ 2 - A situação política do atual prefeito, Silveira Junior é terrível. Nem Santa Luzia, a santa da visão e padroeira dos mossoroenses,  salva sua campanha à reeleição em 2016.

CRISPINIANO - Produtores e agentes culturais não tem aprovado a recondução de Crispiniano Neto para a direção da Fundação José Augusto. Nos grupos de whattsapp só não chamam ele de bonito. O que também não seria verdade. Crispiniano não tem o dom da beleza.

WILMA - Que situação da guerreira no PSB. Há muito tempo se tenta tomar o partido dela no Rio Grande do Norte. Apesar de todas dificuldades, Dona Wilma tem conseguido se segurar na peinha de nada. Não sei até quando.

MASCARADO - O repórter mascarado do Fantástico, Eduardo Faustini esteve essa semana em Ielmo Marinho gravando para o quadro “Cadê o dinheiro que estava aqui?” A regularidade de Faustini no Rio Grande do Norte mostra uma parceria do MP da terra de Poti com o programa dominical da Globo.

MASCARADO 2 - A parceria é tão forte que sempre que necessário uma visibilidade maior ou até usar as reportagens como instrumento de pressão popular, o MP aciona a produção e o próprio Faustini aparece quase que instantaneamente

MASCARADO 3 - Essa parceria começou entre o MP e a produção do Fantástico e resultou na divulgação do escândalo dos precatórios no TJ/RN. E não parou mais.

OPERAÇÃO JUDAS - Quem se deu mal com delação premiada foi Carla Ubarana. Falou o que existia e o que não existia ao Ministério Público para conseguir o bilhete premiado de não pagar pena.

OPERAÇÃO JUDAS 2 - A delação de Carla não foi aceita pela Justiça. Ela recorreu da condenação, perdeu nos tribunais superiores e em breve vai para o regime fechado, para pagar a pena enclausurada.

OPERAÇÃO JUDAS 3 - O MP, por intermédio do procurador-geral de Justiça, informou ao programa MEIO-DIA Cidade que vai socorrer Carla e tentar por meio de ações jurídicas que ela não seja presa devido à colaboração premiada que firmou com o MP

ABC - Não está nada fácil encontrar um consenso na eleição que se aproxima no ABC. A oposição faz exigências demais e a atual situação não mostra boa vontade para as propostas e nomes que os grupos oposicionistas lançam.

ABC 2 - O fato é que no ritmo que vai, o grupo comandado há muitos anos por Paiva Torres, que aparece pouco mas manda muito, mesmo após a pífia gestão de Rogério Marinho e Rubens Guilherme nos últimos dois anos, tende a continuar no comando do clube.

MARCELO QUEIROZ - O empresário Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio e hoje filiado ao PMDB, sonha com a possibilidade de ser indicado pelo partido para ser o vice de Carlos Eduardo nas eleições do próximo ano. Diga-se de passagem, sonho com pouquíssimas possibilidades de acontecer.

TWITTER - Quem é o funcionário do Congresso que recebe bem, mas passa o dia dando expediente no twitter fazendo oposição ao governo estadual?

TWITTER 2 - Um estudo feito por uma empresa do ramo, levantou que nos últimos seis meses foram consumidas 214 horas em horário de trabalho em dias de semanas com postagens no microblog. E olhem que não foram posts programados. Assim é bom demais, né não?

AMÉRICA - Se o novo presidente do América, Beto Santos, conseguir colocar em prática o que tem dito, dirigente de clube no RN vai voltar a ter o comando. Hoje em dia quem manda são os jogadores e os empresários deles.

SEM CRISE NA FIERN - Em uma festa para 800 talheres com direito a show de Roberta Sá, com custo ultrapassando a barreira dos R$ 200 mil, o presidente Amaro Sales e sua nova diretoria tomaram posse na noite desta sexta-feira no Olimpo Recepções.

SEM CRISE NA FIERN 2 - Na outra ponta, a crise é usada como argumento para fazer cortes de cargos e projetos dentro da instituição, mas mordomias e jabutis políticos são encontrados nos corredores do edifício-sede da entidade. Que crise é essa?

Ônibus voltam a circular às 16h com linhas emergenciais do Corujão

Compartilhe esse conteúdo

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, anunciou o retomada do serviço do transporte público em toda a capital ainda nesta sexta-feira, 20. Através das redes sociais, ele afirmou que após reunião do Seturn, Sintro, STTU, Secretaria de Segurança, Polícia Militar e Guarda Municipal ficou definido que uma frota emergencial de 30 ônibus vai circular das 16h até às 20h de hoje.

Serão cinco linhas operando: quatro ‘Corujão’ e a linha 33. "Estamos com o objetivo de colocar 30 ônibus para circular, dependendo do nível de segurança que possa ser oferecido, isso pode ser ampliado. A tentativa é que na segunda-feira volte tudo ao normal”, explicou o Walter Pedro, secretário adjunto da secretaria de mobilidade de Natal.

Para o sábado, a expectativa é que os ônibus saiam das garagens às 6h, com uma pequena frota. No domingo, estuda-se a possibilidade de operação com 50% da frota, como ocorre normalmente.

As linhas do Corujão são:
Linha A - Ribeira/Redinha/Brasil Novo/Parque das Dunas/Vila Verde/Pajuçara, via Av. Pompéia;
Linha B - Ribeira/Parque dos Coqueiros/Soledade/Nova Natal/Gramoré, via Av. Itapetinga;
Linha C - Ribeira/Via Costeira/Ponta Negra;
Linha E - Felipe Camarão/Cidade Nova/Cidade da Esperança/Ponta Negra, via Av. Bernardo Vieira;
Linha 33 - Planalto/Cidade Satélite/Ribeira/Mãe Luíza (opera 24h)
 

Forças Armadas devem atuar nas ruas de Natal ainda nesta sexta-feira (20)

Compartilhe esse conteúdo

Os militares do Exército, Marinha e Aeronáutica devem ocupar a partir desta sexta-feira, 20, as ruas de Natal. A chegada contingente de 1,2 mil homens - oriundos da Paraíba, Ceará e do Rio Grande do Norte - foi autorizada ontem, 19, pelo presidente Michel Temer. As Forças Armadas farão o patrulhamento das principais vias, pontos turísticos da região metropolitana da capital.

Esta é a segunda ação dos militares no patrulhamento ostensivo de Natal nos últimos seis meses. Por 21 dias, ainda em agosto de 2016, isso após uma série de ataques a ônibus e prédios públicos, também foi necessário o emprego do Exército, Marinha e Aeronáutica. 

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, chegou, nesta sexta-feira, 20, ao seu sétimo dia de rebelião. Pela manhã, o clima era de relativa tranquilidade, apesar da circulação livre dos detentos pelos pavilhões, alguns deles ocupando o teto das estruturas ainda com as bandeiras hasteadas.

Mulheres que estavam em avião que caiu com ministro são identificadas

Compartilhe esse conteúdo

O Grupo Emiliano informou nesta sexta-feira, 20, que as duas mulheres que estavam no avião que caiu com o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), são Maira Ilda, de 23 anos, e a mãe Maria Ilda, de 55 anos. Segundo o Grupo, Maira era massoterapeuta e prestava serviço ao empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do Hotel Emiliarno, que passava por tratamento no ciático.
 
O acidente matou Teori Zavascki, Maira Ilda, a mãe, o empresário Carlos Alberto Filgueiras e o piloto Osmar Rodrigues.
 
O Grupo Emiliano afirmou que a mãe Maria Ilda era professora da rede infantil de ensino. Ela estava em São Paulo visitando a filha e havia saído de Juína, no Mato Grosso. "Carlos Alberto as convidou para um fim de semana em Paraty. O Grupo Emiliano registra seus sentimentos e condolências para a família e amigos E informa que está prestando apoio e informações aos familiares", diz a nota do Grupo.
 
A aeronave que levava Teori decolou do Campo de Marte, aeroporto localizado na zona norte de São Paulo, às 13h, e caiu por volta das 13h45, segundo a Marinha.
 
Informações disponíveis no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelam que o Beechcraft C90GT tem capacidade para sete passageiros, além do piloto. É um avião bimotor turboélice fabricado pela Hawker Beechcraft. A aeronave PR-SOM está registrada em nome da Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras Limitada.
 
Relator da Lava Jato na Corte, o ministro era o responsável por conduzir os desdobramentos da maior investigação de combate à corrupção no País que envolvem autoridades com foro privilegiado
 
Teori estava empenhado, nos últimos meses, na análise da delação premiada dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht.
 
 
 

Hospital Walfredo Gurgel suspende visitas neste fim de semana

Compartilhe esse conteúdo

O Hospital Walfredo Gurgel suspenderá visitas a pacientes internados na enfermaria durante este fim de semana. A razão, segundo assessoria do hospital, é a insegurança causada pela onda de ataques em Natal. Desde domingo, a unidade de saúde recebe detentos feridos nos confrontos entre facções rivais na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. 

Apenas as visitas aos pacientes na UTI serão liberadas. 

Macau e Guamaré devem se abster de realizar festa de Carnaval

Compartilhe esse conteúdo

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Macau emitiu recomendação para que o prefeito do município, Túlio Bezerra Lemos, se abstenha de efetuar despesas com a contratação de eventos artísticos e culturais para a Festa de Carnaval de 2017. Recomendação com igual teor também foi dirigida ao prefeito de Guamaré, Hélio Willamy Miranda da Fonseca.
 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) considera incompatível a aplicação de recursos públicos numa festa quando os municípios atravessam um estado de emergência, o que se configura como violação aos princípios constitucionais da moralidade administrativa e da legalidade, previstos no artigo 37 da Constituição Federal. Tanto Macau quanto Guamaré integram a lista de municípios abarcados pelo Decreto de Situação de Emergência nº 26.365/2016 do Governo do Estado e válido até março deste ano.
 
Além disso, em Macau ainda há o agravante de o prefeito ainda não ter honrado o pagamento do funcionalismo público, ativo e inativo, referentes a dezembro de 2016 e a janeiro de 2017.
Assim, em ambas as cidades, os gestores deverão não apenas promover o Carnaval assim como evitar a realização de eventos de natureza semelhante, que incluam a contratação de artistas, de serviços de "buffets" e a instalação de banheiros e montagens de estruturas (como sonoplastia, palcos, tendas, geradores) e outros gastos relacionados, enquanto perdurar o estado de emergência.
 
Para o MPRN a situação exige reflexão e adoção de providências por parte dos prefeitos, visando a evitar gastos e priorizar o uso de dinheiro público em obras e serviços permanentes, urgentes ou prioritários para a população.