OPINIÃO: Jornal do BG

Compartilhe esse conteúdo

ELEIÇÃO NATAL - Esse blogueiro e agora colunista teve acesso essa semana uma pesquisa fresquinha, realizada em Natal na última semana de outubro. Pela primeira vez nos últimos dois anos o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, aparece com menos de 60% de aprovação na gestão e com 39% em intenção de voto para as eleições do ano que vem.
 
ELEIÇÃO NATAL II - Em segundo lugar aparece a vereadora Amanda Gurgel, seguida do vereador Luiz Almir e do deputado Hermano Morais.
 
FRED QUEIROZ VICE - Ninguém fala e todos negam, mas a possibilidade de o PSB indicar o companheiro de chapa de Carlos Eduardo em 2016 é mínima. Já existe um acordo firmado que o indicado para ser o vice será o empresário Fred Queiroz, atual secretário de Turismo, que entraria na disputa como indicação do PMDB e pessoa de confiança do ministro Henrique Alves e do senador Garibaldi Filho.
 
FRED QUEIROZ VICE II - Essa composição também contaria com o aval da atual vice-prefeita, Wilma de Faria, que faz e tem que fazer pantim mostrando que não deseja  abrir mão da vaga, inclusive ameaçando se lançar candidata a prefeita ou blefando com os nomes da deputada Marcia Maia e da vereadora Júlia Arruda
 
FRED QUEIROZ VICE III - Dona Wilma teria sua contrapartida nessa negociação e iria para a disputa por uma cadeira na Câmara Municipal. Dessa forma, fortaleceria o partido na capital e prepararia as bases para a campanha a deputada federal em 2018.
 
TJ - O presidente do Tribunal de Justiça, Claudio Santos, em uma gestão arrojada e polêmica com direito a muitos cortes e nenhum cabimento para os descontentes, antecipou o saldo do 13º salário do funcionalismo em 30 dias.
TJ II - Com a antecipação de 20 de dezembro para 20 de novembro do saldo do 13º, o desembargador passou recibo e mostrou que com a postura adotada até o momento acertou na mão, não pelo lado financeiro, mas pela austeridade.
 
TJ III - De quebra, a atual gestão ainda foi elogiada pelo CNJ pelas medidas de enxugamento de despesas, reduzindo cargos comissionados, cortando gratificações, diminuindo despesas em diárias, custeio e transporte
 
JOSÉ ADECIO  - O deputado José Adecio, que usa como slogan que tem “cara e lado”, levou um bypass no nanico DEM presidido no estado pelo delatado senador José Agripino. Adécio foi apeado da Executiva Estadual da legenda sem pelo menos ser comunicado.
 
JOSÉ ADÊCIO II - Na outra ponta, o deputado se lança na disputa pela presidência do ABC Futebol Clube. Apesar de contar com bons apoiadores e ter boas ideias e intenção, a candidatura do deputado tem poucas chances de êxito mantida a tendência de disputa com o ex-presidente Judas Tadeu.
 
AUXILIO MORADIA 
TCE - Uma piada de mau gosto. Assim pode ser chamada a aprovação, pelo Tribunal de Contas do Estado, do auxílio moradia para os conselheiros, que decidiram em proveito próprio. O TCE, que vinha numa escalada de produtividade, tendo inclusive solicitado a suspensão do pagamento do mesmo auxilio no Ministério Público do RN e no Judiciario potiguar.
 
TCE II - Será que os conselheiros, que já tem despejados mensalmente em suas contas aproximadamente 30 mil pilas, pensaram o seguinte:” Já que não colocamos abaixo o dos outros poderes, vamos aproveitar a lei e nos conceder também?”
 
TCE III - Com o advento do auxílio moradia tendo como princípio legal a lei, será que os conselheiros agora descobriram o valor da velha música de Erasmo e Roberto Carlos “Será que tudo que eu gosto é  Ilegal, Imoral ou engorda?” 
 
OAB - O processo eleitoral que vinha morno, pegou fogo nesta semana com denúncias, perfis falsos nas redes sociais, montagens baratas e acusações de ambas as partes.
 
OAB II - Mantido o ritmo, o candidato Paulo Coutinho deverá vencer o pleito no próximo dia 16 de novembro.
 
MARCCO  - A crise é grande no Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO/RN), desde que o movimento soltou uma nota criticando a Procuradoria Geral do Estado e o procurador geral, Francisco Wilkie Rebouças, no caso da Dama de Espadas.
 
MARCCO II - A nota foi confeccionada pelos promotores que participam do Movimento e divulgada para imprensa sem conhecimento de vários participantes do grupo institucional. Esse colunista falou com três integrantes do Movimento que não pouparam críticas ao oportunismo de quem confeccionou, ao corporativismo do MP/RN e à superioridade que o órgão vem demostrando perante as outras instituições do Movimento.
 
MARCCO III - Existe a possibilidade, inclusive, de alguns integrantes abandonarem o movimento por não concordar com esses procedimentos. Ainda segundo a fonte, um dos integrantes soltou cobras e lagartos no grupo de whattsapp
 
AMBEV - A AMBEV anunciou que está deixando o Rio Grande do Norte, uma atitude oportunista e que mostra que a empresa não tem a menor parceria com os estados que a recebem.
 
AMBEV II - Há três anos, a empresa estudava deixar o estado, gradualmente reduzindo linhas de produção e demitindo funcionários como forma de pressionar o governo pela renovação dos subsídios
 
AMBEV III  - Até recentemente, empresa mantinha apenas 200 funcionários e a produção da SKOL Litrão em Extremoz. A fabrica, segundo diretores, já não era rentável e a empresa esperou o momento que o governo aumentou o tributo para anunciar que está encerrando as atividades.
 
CONTEMINAS - O modus operandi da AMBEV muito parecido com o da COTEMINAS, que paralisou as atividades em São Gonçalo do Amarante mesmo tendo recebido milhões de incentivos e anunciado um megaempreendimento que até hoje nem saiu do papel.
 
GEORGE OLIMPIO - E o bon vivant George Olimpio, aquele que traiu todos que confiaram nele para se dar bem, e que depois que fez a delação premiada com o MP, vive solto e faceiro na ponte aérea Fortaleza/São Paulo. Deixou para trás uma tia numa enrascada daquelas.
 
GEORGE OLIMPIO II - Essa semana o Ministério Publicou pediu o indiciamento de Marluce Olímpio Freire, tia de Olimpio por improbidade administrativa. Marluce confiou no sobrinho e abriu as portas do seu cartório para registro dos carros. A indignação na família é grande. Enquanto isso, o bacana continua investindo em restaurantes e curtindo a vida.
 
GRATO - Agradecer as várias mensagens recebidas pelo zap, pelas redes sociais e pessoalmente pela estréia da coluna no sábado passado. Mal iniciamos e já na primeira coluna algumas polemicas.
Valeu!!!

Ônibus voltam a circular às 16h com linhas emergenciais do Corujão

Compartilhe esse conteúdo

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, anunciou o retomada do serviço do transporte público em toda a capital ainda nesta sexta-feira, 20. Através das redes sociais, ele afirmou que após reunião do Seturn, Sintro, STTU, Secretaria de Segurança, Polícia Militar e Guarda Municipal ficou definido que uma frota emergencial de 30 ônibus vai circular das 16h até às 20h de hoje.

Serão cinco linhas operando: quatro ‘Corujão’ e a linha 33. "Estamos com o objetivo de colocar 30 ônibus para circular, dependendo do nível de segurança que possa ser oferecido, isso pode ser ampliado. A tentativa é que na segunda-feira volte tudo ao normal”, explicou o Walter Pedro, secretário adjunto da secretaria de mobilidade de Natal.

Para o sábado, a expectativa é que os ônibus saiam das garagens às 6h, com uma pequena frota. No domingo, estuda-se a possibilidade de operação com 50% da frota, como ocorre normalmente.

As linhas do Corujão são:
Linha A - Ribeira/Redinha/Brasil Novo/Parque das Dunas/Vila Verde/Pajuçara, via Av. Pompéia;
Linha B - Ribeira/Parque dos Coqueiros/Soledade/Nova Natal/Gramoré, via Av. Itapetinga;
Linha C - Ribeira/Via Costeira/Ponta Negra;
Linha E - Felipe Camarão/Cidade Nova/Cidade da Esperança/Ponta Negra, via Av. Bernardo Vieira;
Linha 33 - Planalto/Cidade Satélite/Ribeira/Mãe Luíza (opera 24h)
 

Forças Armadas devem atuar nas ruas de Natal ainda nesta sexta-feira (20)

Compartilhe esse conteúdo

Os militares do Exército, Marinha e Aeronáutica devem ocupar a partir desta sexta-feira, 20, as ruas de Natal. A chegada contingente de 1,2 mil homens - oriundos da Paraíba, Ceará e do Rio Grande do Norte - foi autorizada ontem, 19, pelo presidente Michel Temer. As Forças Armadas farão o patrulhamento das principais vias, pontos turísticos da região metropolitana da capital.

Esta é a segunda ação dos militares no patrulhamento ostensivo de Natal nos últimos seis meses. Por 21 dias, ainda em agosto de 2016, isso após uma série de ataques a ônibus e prédios públicos, também foi necessário o emprego do Exército, Marinha e Aeronáutica. 

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, chegou, nesta sexta-feira, 20, ao seu sétimo dia de rebelião. Pela manhã, o clima era de relativa tranquilidade, apesar da circulação livre dos detentos pelos pavilhões, alguns deles ocupando o teto das estruturas ainda com as bandeiras hasteadas.

Mulheres que estavam em avião que caiu com ministro são identificadas

Compartilhe esse conteúdo

O Grupo Emiliano informou nesta sexta-feira, 20, que as duas mulheres que estavam no avião que caiu com o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), são Maira Ilda, de 23 anos, e a mãe Maria Ilda, de 55 anos. Segundo o Grupo, Maira era massoterapeuta e prestava serviço ao empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do Hotel Emiliarno, que passava por tratamento no ciático.
 
O acidente matou Teori Zavascki, Maira Ilda, a mãe, o empresário Carlos Alberto Filgueiras e o piloto Osmar Rodrigues.
 
O Grupo Emiliano afirmou que a mãe Maria Ilda era professora da rede infantil de ensino. Ela estava em São Paulo visitando a filha e havia saído de Juína, no Mato Grosso. "Carlos Alberto as convidou para um fim de semana em Paraty. O Grupo Emiliano registra seus sentimentos e condolências para a família e amigos E informa que está prestando apoio e informações aos familiares", diz a nota do Grupo.
 
A aeronave que levava Teori decolou do Campo de Marte, aeroporto localizado na zona norte de São Paulo, às 13h, e caiu por volta das 13h45, segundo a Marinha.
 
Informações disponíveis no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelam que o Beechcraft C90GT tem capacidade para sete passageiros, além do piloto. É um avião bimotor turboélice fabricado pela Hawker Beechcraft. A aeronave PR-SOM está registrada em nome da Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras Limitada.
 
Relator da Lava Jato na Corte, o ministro era o responsável por conduzir os desdobramentos da maior investigação de combate à corrupção no País que envolvem autoridades com foro privilegiado
 
Teori estava empenhado, nos últimos meses, na análise da delação premiada dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht.
 
 
 

Hospital Walfredo Gurgel suspende visitas neste fim de semana

Compartilhe esse conteúdo

O Hospital Walfredo Gurgel suspenderá visitas a pacientes internados na enfermaria durante este fim de semana. A razão, segundo assessoria do hospital, é a insegurança causada pela onda de ataques em Natal. Desde domingo, a unidade de saúde recebe detentos feridos nos confrontos entre facções rivais na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. 

Apenas as visitas aos pacientes na UTI serão liberadas. 

Macau e Guamaré devem se abster de realizar festa de Carnaval

Compartilhe esse conteúdo

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Macau emitiu recomendação para que o prefeito do município, Túlio Bezerra Lemos, se abstenha de efetuar despesas com a contratação de eventos artísticos e culturais para a Festa de Carnaval de 2017. Recomendação com igual teor também foi dirigida ao prefeito de Guamaré, Hélio Willamy Miranda da Fonseca.
 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) considera incompatível a aplicação de recursos públicos numa festa quando os municípios atravessam um estado de emergência, o que se configura como violação aos princípios constitucionais da moralidade administrativa e da legalidade, previstos no artigo 37 da Constituição Federal. Tanto Macau quanto Guamaré integram a lista de municípios abarcados pelo Decreto de Situação de Emergência nº 26.365/2016 do Governo do Estado e válido até março deste ano.
 
Além disso, em Macau ainda há o agravante de o prefeito ainda não ter honrado o pagamento do funcionalismo público, ativo e inativo, referentes a dezembro de 2016 e a janeiro de 2017.
Assim, em ambas as cidades, os gestores deverão não apenas promover o Carnaval assim como evitar a realização de eventos de natureza semelhante, que incluam a contratação de artistas, de serviços de "buffets" e a instalação de banheiros e montagens de estruturas (como sonoplastia, palcos, tendas, geradores) e outros gastos relacionados, enquanto perdurar o estado de emergência.
 
Para o MPRN a situação exige reflexão e adoção de providências por parte dos prefeitos, visando a evitar gastos e priorizar o uso de dinheiro público em obras e serviços permanentes, urgentes ou prioritários para a população.