Como utilizar o mármore ou itens com estampas de pedra na decoração

Deixe a sua casa mais elegante com essa pedra clássica

 

O uso de recursos minerais é algo presente há milhares de anos na história da humanidade. No período Neolítico, por exemplo, estátuas, monumentos e túmulos já eram feitos com rochas ornamentais, a exemplo do granito e do mármore.

 

Este último, por sua vez, é uma das muitas pedras usadas como revestimento, em paredes, móveis e até mesmo na decoração dos ambientes. E o que é melhor, ele traz todo um quê de sofisticação e elegância para qualquer home style.

 

Se é isso que você está procurando, veio ao lugar certo. Conheça um pouco mais sobre o mármore, seus principais tipos de aplicação e como usá-lo em diferentes cômodos e na decoração da casa.

O que é o mármore?

Antes de mais nada, é preciso dizer que até chegar à pedra que conhecemos como mármore, esse elemento passou por diversos processos e demorou centenas de anos até ser totalmente formado. O mármore é uma rocha metamórfica encontrada em regiões vulcânicas, gerada a partir de vários processos químicos e físicos.

 

O resultado disso é aquilo que conhecemos como mármore, uma pedra bem mais homogênea e que apresenta diversos veios em sua superfície. Sua coloração é variada, podendo se apresentar em tons de branco, creme, preto, verde e até róseo.

 

Pensando do ponto de vista histórico, o mármore é usado desde o período Neolítico e vai ganhando força com as antigas civilizações, especialmente os egípcios e gregos. É na Idade Média, porém, que o mármore passa a fazer parte do interior das casas e se espalha da Europa para o resto do mundo.

Aplicação do mármore e cuidados

Em se tratando do uso do mármore do ponto de vista residencial, há uma unanimidade quanto à utilização dessa pedra em ambientes específicos, como 

 

banheiros, salas, escadas e pisos. Por conta do alto custo e da sensibilidade à umidade, o mármore acaba não sendo tão usado em ambientes externos.

 

Para inibir possíveis danos, é necessário que a peça passe por um processo de impermeabilização (principalmente se ela for ficar em uma área externa ou molhada) e sua aplicação deve ser feita apenas por profissionais especializados. Na parte da limpeza, jamais usar produtos abrasivos e alcalinos.

 

A seguir, veja algumas sugestões de uso do mármore, desde os usos clássicos até os mais inovadores, além de itens com estampas de pedra para dar uma nova cara para a sua decoração.

Deixe o mármore como destaque

Uma possibilidade bem interessante é tornar a peça de mármore a “estrela” do ambiente, isto é, dar a ela o máximo de destaque (algo bem fácil, tendo em vista a imponência dessa pedra).

 

Um painel, uma lareira, a bancada da pia do banheiro ou da cozinha feitos exclusivamente com mármore são opções que vão dar mais sofisticação a cada um dos cômodos supracitados.

Combine mármore de cores diferentes

Existe uma diversidade imensa de cores e texturas de mármore. Portanto, outra sugestão é criar combinações que fujam um pouco do óbvio, mas de forma harmônica e rebuscada.

 

Portanto, atente-se à paleta de cores usada, evitando tonalidades conflitantes. Pedras mais claras, como o mármore Crema Marfil e Carrara, podem ser mescladas com pedras de tons mais intensos, como Marrom Imperial e Calacata.

Busque revestimentos semelhantes

Não é novidade nenhuma que o mármore é uma das pedras de maior valor de mercado, sendo bastante caro para ser usado em grande quantidade. Então, no caso de pisos, uma alternativa é apelar para revestimentos semelhantes.

 

Um exemplo é o porcelanato, que, além de ter opções que reproduzem perfeitamente o mármore, ainda tem como benefícios a alta resistência, versatilidade, facilidade de manutenção e limpeza e preço bem mais acessível.

 

Traga o mármore em outros elementos

O mármore pode aparecer também de outras formas para além das paredes e pisos. Mesas de jantar e mesas de centro, por exemplo, podem ter o tampo de granito, dando um diferencial à sua sala.

 

Além disso, ele também pode aparecer na decoração, em peças como relógio, porta-retratos e vasos de plantas. Eles não necessariamente serão feitos de mármore, mas podem ter estampas que reproduzem a pedra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.